Páginas

quinta-feira, janeiro 27, 2005

Esquinas da Vida

Esquina: substantivo feminino, ângulo formado pelo encontro de duas vias (ruas, avenidas etc.) 1
Vida: o período de um ser vivo compreendido entre o nascimento e a morte; existência1

Isso posto e lembrando do grande poeta Vinícius que dizia:

"A vida é pra valer
E não se engane não, tem uma só
Duas mesmo que é bom
Ninguém vai me dizer que tem
Sem provar muito bem provado
Com certidão passada em cartório do céu
E assinado embaixo: Deus
E com firma reconhecida!" 2
...Sendo assim, Esquinas da Vida, seria o encontro da vida de duas pessoas, no mínimo, porque existem esquinas do mais diversos tipos. Aqui perto de casa mesmo tem o encontro de quatro ruas.

Estou aqui para falar um pouco desses encontros e desencontros da vida, porque ontem e hoje conversei bastante com um amigo de infância, que por tantas vezes, e como tantos outros, procurei descobrir algum contato. Ontem isso aconteceu. E hoje eu estava lá conversando com esse velho amigo e lembrando do quanto nós já brigamos e nos divertimos.

É isso amigos, estou aqui, na verdade, para elogiar a maior criação conjunta das divindades: a Internet (a criação)... Bem as divindades, os dois grandes camaradas universais: Deus e o Diabo (com quaisquer nomes que queiram chamar). Essa ben[mal]dita internet é o que tira meu sono, consome minhas horas e me faz estar aqui escrevendo o que nem sei se alguém lê, quando deveria estar ali estudando para um concurso.

Apesar disso tudo, de toda a minha relação de amor e ódio com computador/internet hoje estou para vangloriar o que me faz amá-la, a infinidade de possibilidades, inclusive encontrar esse velho amigo e, mesmo depois de 14 anos poder conversar descontraidamente. Como se ontem mesmo o tivesse visto.

Agora deixa eu ir lá que tem um outro camarada que insiste em me acompanhar, por mais que eu tente dar umas pancadas e deixá-lo dormindo... meu amigo Superego. 3

___
1. Dicionário Eletrônico Houaiss

2. Vinícius de Moraes - Samba da Benção

3. Segundo o Houaiss (para simplificar) é o que se segue aí:
Superego: substantivo masculino: Rubrica: psicanálise.a.de acordo com a segunda teoria freudiana do aparelho psíquico, conjunto das forças morais inibidoras que se desenvolvem sob a influência da educação durante o processo de socialização; supereu [As três instâncias que compõem o aparelho psíquico são o id, o ego e o superego.

2 comentários:

  1. Boa, muito boa mesmo, gostei da ben(mal)dita internet e tudo o mais, também estou gostando das possibilidades, mas até quando vai essas posibilidades?
    Abração cara.
    Espero que desta vez não pare.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, não sei onde vai parar não. Ao mesmo tempo acho que são finitas e infinitas. Se olhar transversalmente é finito, pois hoje não se pode TUDO. Mas longitudinalmente é infinita, pois estará em constante evolução, mudando, melhorando, trazendo novas possibilidades.

    Abraços.

    ResponderExcluir