Páginas

quinta-feira, agosto 11, 2011

Plano de Ação

foto: gustty

Um dia nascemos, choramos, somos colocados no colo de nossas mães, poucos minutos depois somos retirados dali, nos vestem e somos jogados ao mundo. De repente você passou no vestibular, sai para comemorar e já é hora de acordar cedo, trabalhar, almoçar no mesmo self-service todo dia, pagar contas e dormir.

A vida é, grande parte do tempo assim, as coisas acontecem 'num' susto. De repente crescemos e as obrigações aparecem sem nos avisar.

Por isso é importante, de vez em quando dar aquela paradinha estratégica, sentar na cadeira da sala ou deitar a cabeça no travesseiro por alguns minutos e pensar um pouco, traçar seu plano de ação, que nada mais é que um planejamento de metas a serem cumpridas ao longo de um tempo.

Para que esse plano de ação realmente tenha efeito, as metas traçadas têm que seguir alguns critérios:
  • As metas precisam ser específicas, não pode ser algo do tipo quero ser mais legal, esse legal, tem que ser algo mais específico, como o número de seguidores no meu blog.
  • As metas e objetivos devem ser mensuráveis, ou seja, não rola dizer, quero ser mais legal e ter mais seguidores, tenho que determinar, quantificar de alguma forma, por exemplo, ter mais 20 seguidores no meu blog (aproveite então vá lá no meu twitter ou ali embaixo e clique seguir ou acompanhar esse site).
  • As metas devem ser alcançáveis, mas pelo menos um pouco desafiadoras.
  • Essas metas devem ser realistas, pelo menos para o momento que está vivendo.
  • Por último, você deve delimitar essas metas no tempo, também desafiador, mas não desanimador. "Quero 20 novos seguidores no prazo de 03 meses"

Quem inventou essas regrinhas, ou primeiro pensou um pouco mais sobre isso deu o nome de Metas S.M.A.R.T (Specific (específica); Measurable (Mensurável); Attainable (Atingível); Realistic (Realista); Timely (Em tempo)), mas saber isso é muito menos importante do que por em prática.
Ah, dei uma colada nos termos corretos aqui: Definindo Metas (S.M.A.R.T)

Bem e o motivo desse post é que tenho muita coisa para cuidar, como o meu site profissional de Dermatologia, um novo site que estou fazendo que vai abordar de forma mais abrangente também a dermatologia e cuidados com a pele, terminar meu MBA, ter filhos, viajar, etc.

Mas e você? O que acha disso? Tem o hábito de colocar seus planos no papel ou fica só na cabeça mesmo? Compartilhem comigo.

Um comentário:

  1. Um plano de ação é realmente importante quando se tem metas a alcançar. Eu , particularmente, não quantifico exatamente meus objetivos, mas sigo uma métrica mental para manter a trilha.

    A propósito, muito bom seu novo site.

    ResponderExcluir