Páginas

domingo, junho 24, 2007

Adágios Sobre o Sofrimento...



Todo mundo nesse mundo sofre, pode ser um pequeno sofrimento, pode ser rápido, como uma topada com o dedão numa pedra da calçada, mas todo mundo passa por algum sofrimento, ou algum tipo de dor. É óbvio que existem algumas situações que a maioria de nós considerará bem pior que outras, mas para quem está passando por um determinado problema, pouco importa se tem gente morrendo de fome na somália ou se morreram milhares de pessoas no atentado ao World Trade Center.

A dor, o sofrimento, são inteiramente pessoais, intransferíveis e não podem ser medidas. A dor do término do namoro, de ser reprovado naquela matéria. O sofrimento de ver que nossos políticos não têm mesmo vergonha na cara e nós somos os otários que os colocamos lá. Não tem como medir a dor do outro.

Por isso há algum tempo escrevi os adágios que se seguem, talvez nos ajude a suportar nosso sofrimento e o dos outros também.

Adágios sobre o Sofrimento
(ou a dor) em um egoísta Surtado
.

Do tipo: O pior sofrimento é o MEU.
Da intensidade: O MAIOR sofrimento é o que EU estou sentindo NESTE momento.
Da temporalidade: todo sofrimento é eterno, mesmo que dure 30 segundos.

(Alexandre Lima de Barros - Belo Horizonte - 15/04/2003)

3 comentários:

  1. Exatamente... cada um sente a sua dor como ninguém poderia sentir, dor física, emocional, dor de amor... e apesar de não poder ser medida, pode ser dividida, amenizada se temos alguém com quem compartilhá-la.

    Eu não sabia que esse texto era seu, já havia lido ele pela rede (e não foi no seu blog). Legal, gostei de saber. Beijão

    ResponderExcluir
  2. "Eu nunca mais vou respirar
    Se você não me notar
    Eu posso até morrer de fome
    Se você não me amar"

    ResponderExcluir
  3. Por isso que eu não aguento gente que "desfaz" dos sentimentos dos outros, tipo: "vc tá triste SÓ pq terminou com o namorado?", "não chora, era SÓ um passarinho". Como se alguém pudesse medir a dor do outro, né?!

    ResponderExcluir