Páginas

sexta-feira, janeiro 28, 2005

Raul... esse é o cara

Raul Seixas, foi um sujeito ímpar. Trouxe, com sua música, temas que fazem parte de conhecimentos ocultistas, muito interessantes. Em outras músicas traz mensagens que são difíceis de serem vistas mesmo hoje, quando nem temos mais censuras.

Na verdade, penso que as músicas eram muito mais criativas nos tempos de ditadura, pois forçavam os compositores a burlar o senso comum, principalmente os censuradores. Isso tornava as composições mais ricas. Não quero desmerecer os compositores de hoje, temos ótimos e amo muitos. Entretanto a opressão que sofreram naquela época faziam com que extravasassem isso através de ótimas canções.

Mas é sobre o Rauzito e esses dias tem me tocado a música Nuit 1, que não domino totalmente os conceitos mas acho interessante.

"Eu, eu ando de passo leve pra não acordar o dia
Sou da noite a companheira mais fiel qu'ela queria!
Amo a guerra, adoro o fogo

Elemento natural do jogo, senhores:
Jamais me revelarei." 2


Quem sou eu para me comparar com um deus/deusa, mas às vezes me sinto assim, uma entidade cósmica, fluindo através do espaço-tempo, o que é muito interessante e traz uma série de sentimentos paradoxais.

Insignificância: Somos uma poeira cósmica, ou seja, não somos nada. Tão insignificantes quanto à bactéria que fica na ponta do pelo da pata esquerda traseira da mosca que está no cocô da barata!
Importância: Mesmo assim ainda fazemos parte da grande criação e estamos constantemente criando também, fazemos parte desse grande fluxo energético. Então, se você consegue deixar seu sentimento egóigo individualista um pouco de lado, começa até a se achar importante. Não é legal? Primeiro eu retiro meus sentimentos individualistas e então começo a ficar importante.

Tem outras músicas muito interessantes do Raul, que ainda vou comentar aqui, mas por enquanto é isso.
Nuit
(Raul Seixas)

Eu, eu ando de passo leve pra não acordar o dia
Sou da noite a companheira mais fiel qu'ela queria!
Amo a guerra, adoro o fogo
Elemento natural do jogo, senhores:
Jamais me revelarei
Jamais me revelarei!
E quão longa é a noite
A noite eterna do tempo
Se comparado ao curto sonho da vida
Chega enfeitando de azul
A grande amante dos homens
Guardando do sol, seu beijo em comum
Seja bom ou o que não presta
Acendo as luzes para nossa festa, senhores:
Eu sou o mistério do sol!
Eu sou o mistério do sol!
Mas é com o sol que eu divido toda a minha
energia
Eu sou a noite do tempo
Ele é o dia da vida
Ele é a luz que não morre
Quando chego e anoiteço
O sol dos dois horizontes
A mais perfeita harmonia

___
1. Nuit:
A deusa do céu noturno, estreitamente ligada, na religião egípcia, com Hathor, também conhecida como a Venus Egípcia. Sua mensagem é de liberdade, amor e o místico beijo da união [...] Ela é representada mágicamente como espaço e as estrelas ali contidas. Nuit tem sido interpretada como o continuum espaço-tempo, ou como o infinito potencial contendo todas as coisas reais e irreais. (Retirado de: http://www.astrumargentum.org.br/eucly5.htm)

2. Raul Seixas - Nuit Cifra: http://raul-seixas.letras.terra.com.br/letras/48323/)

Um comentário:

  1. A muito tempo não te vejo (leio, escuto), falando assim ou sobre isso. É interessante.
    Abraços.

    ResponderExcluir