Páginas

quinta-feira, março 17, 2005

Schopenhauer (Brainstorm)

Olha o texto que estou postando abaixo, é mais um texto antigo meu, mas que vou deixando arquivado aqui para quando estiver sem inspiração para coisas novas.
Gosto muito desse texto e como o subtítulo diz, foi um brainstorm, pois escrevi sem pensar em nada, regras, rimas, nada. Escrevi o que saiu.

Só para contextualizar escrevi esse livro após ler um livro que ganhei de presente da minha amiga Rosane Coutinho, chama-se A Arte de Ser Feliz, de Schopenhauer,1 por isso o título.

Então vamos para o texto.
______

Schopenhauer (Brainstorm)

Famigerado, desgraçado. Descalço, indócil. Sigo assim minha sina de não querer nada além do que é jogado no lixo daqueles que possuem a vida que quero.

Assim! Para quê mais? Aprendi que querer é sofrer, mesmo que queira apenas um pouquinho de felicidade... dignidade...

Hum... dignidade, nem sei o que é isso, mas deve ser legal... ser digno!

Dignidade: respeitabilidade; autoridade moral Isso foi o Aurélio quem disse. Mentira, não foi ele não! Foi o Silveira Bueno, mas é que Aurélio é mais bonito, mais poético, todo mundo conhece.

mas o Silveira também tem sua autoridade moral e tenho que ser grato a ele, por me acompanhar desde o colegial.

Qual era o assunto? Nem me lembro mais! Também não lembro de tantas outras coisas, mas não quero ser assim não. Eu quero lembrar. Quero poder contar histórias bonitas para os meus filhos. Bonitas e cheias de sabedoria.

Ahh! Vai ser legal eles olhando para mim com aquela cara de quem "teve um encontro com Deus". Frase cliché né? Mas não quero entrar nessa polêmica. Não que eu não discuta religião, mas é que tem hora certa para isso. Quero é falar dos meus filhos, que ainda não tenho.

Não. Não é isso também não! Estava falando de memória, ou era dignidade?

Ah, quero tanta coisa, que é até chato querer. Schopenhauer diz que a felicidade está em querer o menos possível... Schopenhauer!!! Viu como estou chique, citando Schopenhauer.

Será que meus filhos vão achar bonito quando eu falar em Schopenhauer? Ah, deixa prá lá.

Se você me acompanhou provavelmente enm me entendeu, mas eu estava pensando nesse povo; o povo todo mesmo. Eu queria que eles também em acompanhassem.

Podem até começar famigerados, mas que terminem com Schopenhauer.

ALEXANDRE LIMA DE BARROS
BH - 10/09/2003 - 19:45

OBS: Será que um dia nós seremos capazes de eleger mais políticos que se preocupem menos com a política e mais com o povo? Tá na hora.

______

1. Arthur Schopenhauer (1788-1860), filósofo Alemão, nascido em Dantzig, em 22 de Fevereiro de 1788.Mais informações:

Um comentário:

  1. Tem uma frase dele que adoro:

    "A modéstia é a humildade de um hipócrita que pede perdão por seus méritos aos que não têm nenhum."
    Arthur Schopenhauer

    Certíssimo, né?..rs
    beijinhos.. tô lá no seu orkut

    Elida Kronig

    ResponderExcluir