Páginas

segunda-feira, abril 09, 2007

Por que eu gosto de Blogs?

Estou participando do Concurso: "Por que eu gosto de blogs?", realizado pelo BrPoint.
Essa foi a motivação principal para esse artigo, mas a idéia é legal e acabei comprando-a.

Os blogs são a nova mania na internet, todo mundo lê algum tipo de blog, mesmo que pense que não. Eles estão em toda parte, desde blogs de pessoas desconhecidas até de celebridades perenes e também daquelas instantâneas.

A pergunta: Por que eu gosto de blogs?

Aqui divido minha resposta em duas partes: Porque gosto de ler blogs e porque gosto de escrever blogs.

Quanto ao primeiro deles digo que gosto de ler blogs porque blogs são livros, revistas, jornais escritos artigo a artigo, a conta-gotas, mas de uma forma que, de um jeito ou de outra é caprichada. Muitos têm o capricho estético, outras o capricho do conteúdo, e quando falo de conteúdo falo daqueles que tratam de coisas mais banais como os BBBs da vida, pois até esses têm um conteúdo bom para o que se propõem. Além disso a grande maioria é escrito por pessoas que realmente entendem do assunto ou que buscam entendê-lo - Se eu quero saber sobre o filme "300" é muito melhor buscar algum comentário em 3 ou 4 blogs do que ler uma resenha cretina na revista veja. Se quero saber qual o melhor host para meu site vou em um blog específico e fico sabendo de tudo e um pouco mais. Devo dar destaque para blogs de grandes escritores desconhecidos, que fazem do seu blog o seu livro não publicado ou a intenção de vir a sê-lo. Podemos achar ótimos textos, poemas, crônicas na blogosfera.

Quanto a outra parte da resposta, porque gosto de escrever em blogs, parte da resposta foi dada no parágrafo anterior. Escrever é a vontade de ver algo publicado, para que todos possam ver, opinar, criticar ou ignorar, mas pelo menos não ficou guardado, escondido. Escrever também é uma forma de exercitar a comunicação, fugir um pouco da média, sentir-se um pouco mais importante do que somos e chegar um pouquinho mais perto do que queremos ser.
Escrever também é partilhar idéias e conhecimentos, passar para outras pessoas um pouquinho do que sabemos e com isso facilitar um pouco a vida delas, assim como muitos outros facilitam a nossa.
Atualmente um outro motivo tem surgido nesse quesito é o que chamam na blogosfera de monetização e problogger. Isso nada mais é que o ato de usarmos nossos sites para gerar uma graninha à mais e facilitar um pouquinho mais a nossa vida... por que não?

Se você gostou dessa última parte sugiro que passe no Blog do Aurélio. Outro que recomendo MUITO é o Efetividade.net, já aprendi muita coisa por lá.

Um comentário: