Páginas

terça-feira, junho 01, 2010

A Logomarca da Copa 2014

Hoje, a tarde despontou com eferverscência devido a um tema que brasileiro nenhum gosta de comentar: futebol. E aqui quero falar principalmente sobre a Logomarca da Copa de 2014 (obs: designers não gostam do termpo Logomarca).



Em poucas horas a hashtag #logomarcacopa2014 atingiu os trend topics Brasil (#TTBr), talvez, no ritmo que segue chega nos TT do mundo.

Todo esse barulho para dizer que o logotipo ficou feio, horroso, para dizer que até o próprio filho faria, que foi feito no Paint etc. Alguns questionam sobre a capacidade dos designers brasileiros e tudo o mais que puderem.

A Logomarca da Copa de 2014, na minha humilde e leiga opinião, ficou bonita, ficou simples, objetiva. Várias mãos formando a Taça da Copa. Será que não é óbvio? Várias pessoas, um país inteiro se unindo em prol de um objetivo comum. Tem aqueles que dizem que "é a cara do brasileiro, todo mundo metendo a mão." Esse tipo de comentário também é a cara de um tipo de brasileiro, o que não arregaça as mangas e põe a mão na massa pelo país em nada.

Algumas coisas são questionáveis pois o jurado foi composto por pessoas como Paulo Coelho, Ivete Sangalo, entre outros, notáveis. Em um primeiro instante levanta a questão do tipo: "O que eles entendem por logomarca e design?", eu respondo: eles são como nós, normais, famosos, mas normais, como todo o resto da população que vai ver a marca.

Talvez com todo esse barulho, eles mudem a logo, se ainda for possível.

Deixe estar, daqui à pouco isso vai passar porque a Copa da África do Sul já vai começar e pronto, o assunto morre um tempo. Só gostaria de terminar dizendo que eu não sou designer e muito menos gosto de futebol, mas esse assunto chamou minha atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário