Páginas

quinta-feira, junho 03, 2010

Quero Ser o Melhor, Mas Não Posso!

... pelo menos não no Brasil. Estava, há pouco, lendo um post no Contraditorium (Escola de Viadinhos Justin Bieber - Inscreva-se Aqui), onde, entre várias coisas ele cita o Coitadismo Brasileiro:



[...] E não é só lá. Nos EUA um time de basquete feminino de uma escola ganhou de 100 a 0 de outra. Agora o treinador foi demitido e a escola está pedindo desculpas dizendo que as meninas se excederam e que tiveram uma atitude “não-cristã”.
Como assim, Bial? É o coitadismo brasileiro sendo globalizado? Vencer honestamente agora é feio? [...]

Claro que, ali, foi uma citação de um fato ocorrido fora, mas com apologia ao que já acontece no Brasil, onde, como o Cardoso mesmo cita, no Brasil, não se pode ter escolas para super-dotados, pois isso seria discriminação com os não tão inteligentes, nem quero dizer os burros. Aqui no Brasil, caso isso acontecesse, haveria uma caralhada de medíogres na porta dessas escolas para xingar os primeiros, ou fazer bullying, para usar um termo mais na moda.

Aqui na nossa terrinha, aceitamos "ficar na média".


Se entrarmos a falar em dinheiro ou sucesso financeiro então, danou-se. Para o bom brasileiro, o brasileiro típico, só existe dois tipos de ricos, ou pessoas bem sucedidas financeiramente: O filhinho de papai que herdou da família rica; e o "filha-da-puta" que "com certeza" passou a perna em um monte de gente para ganhar dinheiro. Esquecemos aqueles que trabalham dia-a-dia, com trabalhos que, às vezes são bem remunerados, outras vezes nem tanto, mas que conseguiram gastar menos do que ganha e Investir ao longo de anos. Não, essa classe não existe.
Enquanto isso queremos chegar lá através da mega-sena ou dando um jeitinho. Ah, claro, ia me esquecer, tem uma terceira classe: Jogadores de Futebol, esses podem ser ricos sem se enquadrarem nas demais.

Nós brasileiros e tenho que me colocar no bolo, primeiro por ser brasileiro, mas principalmente por ter um pouco do coitadismo, ainda teremos que passar muito tempo no divã para nos curar dessa baixa auto-estima e mediocridade. Queremos que o Brasil seja um grande país, mas ainda não aceitamos ser grandes, nós mesmos, bem sucedidos. É incoerente, pior, acho impossível uma fórmula em que esses dois fatores convivam.

Resumindo, Brasileiro está sempre fodido, se não é Coitado, é Metido.

5 comentários:

  1. E quem disse que o Brasil não exporta nada? Exporta sim. Exporta coitadismo. E um coitadismo 100% Made in Brazil.

    Foda um negócio desses. E nem dá para dizer que "políticas" como essas valorizam a mediocridade, já que medíocre vem de médio, ou mediano.

    Nem o pessoal que é mediano sai com vantagem. Essas políticas premiam mesmo são as ruindades e nulidades mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Jogadores de futebol não trabalham duro?

    ResponderExcluir
  3. Trabalham sim, mas o que disse é que essa classe, digamos assim, pode ser "rica" sem ser considerado "filhinho-de-papai" ou "filho-da-puta". Será que não ficou claro?

    ResponderExcluir
  4. Isso que é foda todos temos noção do problema, mas falta atitudes.

    ResponderExcluir