Páginas

terça-feira, setembro 26, 2006

Deus Tira Onda (ou: Por que existimos?)

Photobucket - Video and Image Hosting

Raramente escrevo dois posts no mesmo dia, mas ontem quis escrever isso e na hora H fugiu da minha mente. Agora que acabei de assistir ao filme Energia Pura (Powder) acabei lembrando-me.

Esses dias estava conversando com a Flávia, católica convicta, mas muito agradável de conversar e, conversa vai, conversa vem comecei a pensar:

"Deus tira onda com a nossa cara!"

É sério, tentem me acompanhar. Suponhamos1 que exista esse "Deus" que todas as religiões dizem. Esse cara supremo O Cara, que criou tudo e todos, dizem que ele é Só Justiça, Só Amor e etc e tal. Suponhamos que, por essas qualidades todas Ele sabe o que faz, nos ama, e quer o bem de todos - até mesmo porque não aceitaríamos que o grande criador queira o nosso mal.

Isso tudo suposto e outras suposições mais às quais não me lembro no momento, pergunto: Por que raios existimos, assim, da forma que existimos? O que quero dizer é por que esse mundo é tão foda? Por que tem um galerão sofrendo, e uma turminha só nadando na carne-seca, passeando de jet-sky na nata da existência? Por que tem um gurizinho ali na rua que não dorme de tanto frio e eu aqui não durmo por opção no apartamentinho quentinho com minha internet banda larga?

Para explicar isso é mais complexo, vai depender da religião, e me perdoem se eu simplificar demais a parada aqui, mas é que não conheço tanto assim dos milhares de ramos que existem:
1.Cristãs: temos que expiar nossos pecados para merecer o paraiso eterno.
... Então fiquem espertos camaradas vale a pena sofrer uns 50 a 80 aninhos para ganhar a eternidade de brinde.
2.Espíritas (reencarnacionistas em geral): estamos pagando ou usufruindo o que plantamos no passado.
... Parece um pouco mais justo.
3.Outras: tudo faz parte do todo, tudo é impermanente, etc.
4.Várias outras: vários outros motivos.

Eu poderia ficar por um tempo aqui, se tivesse conhecimento para tal, discorrendo sobre as explicações, mas atualmente eu caio na seguinte pergunta:

- E daí? Por que nós?
Se Deus é bom prá caramba por que eu tenho que sofrer, qual é a dele? Na proposição 1, cristã, é foda aceitar as discrepâncias de oportunidade. Falarão em livre arbítrio e coisa e tal, mas é muita injustiça comparar o filho do Abílio Diniz e o ambiente que ele cresceu com o Laranjinha, que nasceu no favelão e tudo o que ele via era crime, e que prá ele é normal, se é normal como recriminá-lo por fazer isso.

Podem me falar de livre arbítrio à vontade, que somos diferentes dos animais, que pensamos e escolhemos o nosso caminho, mas ainda sim fica a pergunta: Prá quê? Por quê?
Se Deus é e sempre foi essa perfeição, por que ele inventou a gente? Para quê o livre arbítrio e o sentimento se isso nos faz sofrer. Tá, não quero reclamar dos dons que ele me deu e que não deu prá essa muriçoca filha da puta que fica me picando até morrer debaixo da minha mão. Não estou sendo ingrato, eu só queria saber o que Ele ganha com isso? O que isso traz para a Sua grande experiência eterna?

Será que um belo dia ele acordou na sua intemporalidade e resolveu olhar para aquele esboço de DNA e pensou: "E se eu pusesse uma pitadinha de livre arbítrio... vamos ver o que acontece!!!" e eureka... nascemos!

Prá quê? Prá que meu Deus? Fica parecendo aqueles meninos muleques que espetam um palito na bunda da tanajura só prá ver a bichinha batendo asa. Será que coloca formiga no copo d'água, só para ver o que acontece?

Eu juro que não entendo o que ele quer, mas vou seguindo, afinal de contas é assim que o bendito do livre arbítrio (que de livre tem muito pouco nesse mundo) me guia.

Por seu teor filosófico, caros amigos, gostaria muito de vossos comentários.

Um grande abraço.

1. Eu acredito em Deus, mas de vez em quando fica difícil definir exatamente como é esse Deus em que acredito, mas prá efeito geral eu acredito.

24 comentários:

  1. gOSTEI dO tEOR fILOSOFICO.
    nA mORAL qUE gOSTEI.
    iSSO dA uMA bAITA dISCUSSÃO.
    pODEMOS nOS aCENTAR E dISCUTIR sOBRE iSSO.

    ResponderExcluir
  2. "...podem pensar em qualquer um, menos no Geraldo, pelo amor de Deus, NUNCA". Leia bem isso meu camarada, nem pense que poderia votar no "picolé...(interessante isso). Mas agora o bicho pegou e não sei... tenho três alternativas. o G não é uma delas não.

    ResponderExcluir
  3. sai dai seu anti cristo, se o mundo ta "fodão" como tu diz.. eh pq deus deu o livre arbitro pra cada um fazer o q quer da sua vida..
    todo mundo sabe o q eh certo e o q eh errado.. vai de cada um se cuidar do jeito q axa conveniente
    se tu nao acredita em vida eterna entao vive a tua vida bebendo fumando e fazendo o mal pras otras pessoas.. ou entao simplesmente nao faz nada pra levar as pessoas pro caminho do bem.. da na mesma coisa..
    bom meu amigo.. se tu n souber o q eh certo leia a biblia q ela tem todas as respostas
    um abraços

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Xandi, concordo em numero genero e grau como nosso amigo acima qdo ele diz q é complicado(foda), aceitar as discrepâncias de oportunidade, pois há muita desigualdade social no mundo.
    Peço a voce caro amigo, me explique voce, esta desigualdade, o porque nascemos em bom berço e algumas crianças sofrendo em Serra Leoa.

    direito_oliveira@hotmial.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Como Epicurista que sou aí coloco para você uma passagem que resume tudo isso:
    "Deus, ou quer impedir os males e
    não pode, ou pode e não quer, ou não quer nem pode, ou quer e
    pode. Se quer e não pode, é impotente: o que é impossível em
    Deus. Se pode e não quer, é invejoso, o que, igualmente, é
    contrário a Deus. Se nem quer nem pode, é invejoso e
    impotente: portanto nem sequer é Deus. Se pode e quer, o que
    é a única coisa compatível com Deus, donde provém então a
    existência dos males? Por que Deus não os impede?" (Epicuro, Ética)

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo, boa noite!
    Eu procurava uma imagem para um post e me deparei com seu interessantíssimo texto. Suas indagações são as mais justas possíveis e todos os seres humanos de todas as religiões também a fazem.
    Poderia te "encher" de respostas costumeramente apresentadas pela igreja, mas considero isso um atentado terrorista contra a mente humana tentando manipulá-la.
    Bem, não quero tentar propor respostas insatisfatórias, por isso, gostaria de te convidar a ler dois blogs que falam sobre essas questões de forma bastante humana e justa. Um deles é o meu (sei que elogio em boca própria não cai bem, mas seria legal trocarmos algumas idéias) e o outro é de um grande amigo, chamado Éverton Vidal. O blog dele é: evvidal.blogspot.com
    Sobre sua postagem, tenho apenas a dizer: o livre arbítrio não existe; o que existe é uma livre escolha por parte do ser humano que é, de alguma forma, orientada pela vontade de Deus. Injustiças sociais são o resultado do pior problema existente no mundo - a raça humana. Mesma criatura que é alvo da graça de Deus. Por que? Não sei. Só sei te dizer que as religiões são uma tentativa frustrada de fazer o homem relacionar-se com Deus. Cada um tem seu próprio caminho com Ele, esses caminhos podem ser propostos pelas religiões.

    ResponderExcluir
  7. Bom, quero deixar minha explicação basiada na Bíblia.
    Primeiro deixar um texto Bíblico muito interessante.
    Tiago:1:13
    Diz:Quando posto à prova, ninguém diga: “Estou sendo provado por Deus.” Pois, por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém.
    outro texto é 1 Pedro 5:10:
    “Depois de terdes sofrido por um pouco, o próprio Deus de toda a benignidade imerecida . . . completará o vosso treinamento; ele vos fará firmes, ele vos fará fortes.”
    Além disso, pensando um pouco o fato de Deus permitir(somente permitir, estar abstento da situação)é por motivo de deixar o causador do mal(um assassino por exemplo) se arrepender, por exemplo caso ele não permitisse essas coisas como teriamos pessoas que se arrependessem(veja que aí ele teria de mexer no livre arbítrio das coisas).
    Ele nos deixa decidir se queremos servi-lo ou levar uma vida inadequada.
    Porém tudo terá suas conseqüencias.

    ResponderExcluir
  8. Se realmente existe um Deus olhando por nós, ele está apenas olhando. Sem mais.

    www.osobjetosinuteis.blogspot.com

    (parceria?)

    ResponderExcluir
  9. "anti-cristo"
    eu vo fla a verdade pra voces.. eu nem acredito em Deus.. é tudo uma coincidência... nós existimos... porque evoluímos.. no início eramos macacos.. até nos formarmos assim:
    super inteligentes, um físico apropriado.. etc..

    mas eu, eu só tenho uma dúvida:

    Porque acreditar que existe um ser supremo...? eu acredito em ET's, mas vo fla a verdade! acredita em Deus? não do jeito que minha vida anda! eu rezava.. mas nunca mudava minha vida.. era sempre uma porcaria.. agora eu to conseguindo consquista minhas coisas.. mas Deus n parece nem se importando comigo.. pois eu faço móh esforço..

    PORQUE EU, EU SO FODA VIUU?
    EU SIGO MINHA VONTADE, NÃO A VONTADE DOS OUTROS, NEM DE DEUS (PORQUE ELE N EXISTE, FLO?)


    TÉ MAAIS!

    ResponderExcluir
  10. Há duas teorias de como começou nossa existencia.
    1º:Tem a da Igreja Católica onde Deus criou tudo que se existe e os primeiros humanos Adão e Eva.
    2º:A Teoria dos Cientistas é de uma grande explosão no espaço assim originou-se a Terra.

    Eu sou católico e acredito na teoria de Adão e Eva...
    "Por que existimos??" Na teoria em que ouve Adão e Eva fomos criados para fazermos todos os bons sentimentos, para sermos felizes, termos amor e vários outros sentimentos.

    Ja na teoria dos cientistas fomos feitos para evoluirmos.

    Na minha opinião existimos para sermos felizes, mas todos os dias somos tentados, pelo Inimigo de
    Deus, pois ele sabe que somos fracos contra ele, mas se confiamos em Deus então não temos oque temer.
    Você tem medo da morte???Eu também tenho, mas eu acho isso estranho, porque todos sabemos que um dia iremos morrer, mas "quando?!?" isso é só Deus quem sabe.
    E uma coisa, Se você confia em Deus você não deve rezar para ele só quando esta em apuros, reze todos os dias, e sempre confie nele, nem mesmo que sua fé seje do tamanho de uma semente de mostarda, mas confie.

    ResponderExcluir
  11. iai alexandre beleza hoje estou aqui em casa saiu uma puta briga entre eu meu irmao,meu pai,enfim todo mundo,ai eu resolvi por no google, por que existimos?quando me deparei com o seu comentario e achei bem legal,vou contar um pouco da minha experiencia quando tinha 19 anos (hoje tenho 28)comecei a ler sobre espiritismo o livro principal, o livro dos espiritos,eu o li, e aquilo parecia a explicaçao para tudo comecei a ler todos os livros importantes do espiritismo e li todos mais de uma vez,( nao so li, frequentei centros e mesas brancas tambem) quando aquilo( a filosofia espirita) começou a me incomodar.ta nascemos simples e ignorantes e evoluimos ate chegarmos a perfeiçao atravez de milhares de encarnaçoes,ta e praque? o espiritismo nao explica o praque e o porque ele so nos da milhares de informaçoes para confundir a mente incauta e fazer-nos cair em sua teia.depois com a insuficiencia do espiritismo para explicar as coisas, eu fui ler;astrologia,numerologia,cabala teosofia, budismo,etc, eu tambem lia muito a biblia ao mesmo tempo, bom enfim depois de muito estudar e a nenhuma conclusao chegar, eu acabei por "escolher" o cristianismo evangelico como ultima saida( por que eu achava que a unica maneira de escapar desta miscelania de maldades e mentiras era a suposta "SALVAÇAO" e quem promete salvaçao e jesus).so que com a experiencia destes longos e sofridos seis anos de muito estudar, e pela observaçao da vida eu vi que tudo depende da sua mente como em matrix mesmo a sua mente torna a sua crença real!vide as teorias da fisica quantica que "provam" que os pensamentos influenciam a realidade. eu particularmente nao acredito muito nisso mas antes ficar com teorias visiveis,(as ciencias) do que com as invisiveis (metafisicas).depois o que aconteceu comigo? eu precisava de um antidoto contra toda esta porcaria que eu tinha acumulado durante anos,o que eu fui levado a ler(eu digo levado porque o livre arbitrio e uma piada, tudo esta programado e calculado,nao a livre arbitrio, as condiçoes de nascimento e de vida que uma pessoa leva, levam ela a agir de tal ou tal modo,a maioria dos grandes pensadores nao acreditava nesta piada;nietzsche,voltaire, freud, e muitos outros que deixam "claro" em suas obras a preferencia pelo determiniso,ate a biblia e varias passagens tipo: se judas ja ia trair jesus,se ja estava nas "escrituras" a centenas de anos como ele pode escolher.quando moises esta saindo do egito deus diz a ele varias vezes durante a tentativa do exodo;" moises va e eis que eu endurecerei o coraçao do farao para que nao te deixe sair" ora se deus ia endurecer o coraçao do farao entao ele tambem nao pode escolher? vide tambem salmo 139 e varias outras passagens que eu nao me recordo no momento.):NIETZSCHE.me ajudou muito a me desvencilhar de qualquer crença que eu tivesse,mas, eu fiquei totalmente sem "muletas" e ainda neste mundo, ou seja um aleijado, um orfao, sem saber porque e praque eu e todos os seres humanos existimos.a infinitas explicaçoes, mas o que continua, a unica coisa que acontece mesmo seja com quem quer que for e a morte. se deus existe, nao sei, mas se ele existir ele nao e amor isso eu acho que os fatos dos ultimos milenios corrobora inexoravelmente a minha opiniao.a teoria do livre arbitrio foi inventada por homens poderosos para tornar o homem culpado, porque se ele tem liberdade ele tem escolhas, se ele escolhe errado logo ele e culpado,e quando ele se sentir culpado ele vai em busca de ajuda e o que encontra;padres, pastores, mediuns,intermediarios inuteis e interessados so no poder( os mediuns nem tanto a maioria e ingenuo e parvo das ideias mesmo)e estes tais estao governados por gente que vc, nós nem ouvimos falar,os grandes banqueiros europeus,ligados a varias seitas secretas de dominio mental da humanidade atraves da midia,e sabe-se la se nao existe uma outra hierarquia superior que nem chegamos a suspeitar,leiam os protocolos de siao, da para encontrar ate pelo google.enfim enquanto a maioria se debate no anonimato e definha na duvida,alguns milhonarios desfrutam a vida e uns poucos mandam.nao podemos fazer nada senao lamentar por nao termos poder para mudar.se alguem chegar a ler estas tristes palavras eu peço perdao pela pela dissertaçao infeliz e espero que seja so o meu ponto de vista,(tudo e relativo)e desejo que sejam felizes. ate mais.um abraço do gabriel.

    ResponderExcluir
  12. EU ACHO QUE SE VC LE-SE A BIBLIA NAO FICARIA COM ESSAS DUVIDAS ESTUPIDAS...

    ResponderExcluir
  13. Por estar sem sono e pensando em minha existência encontrei esse blog e quero deixar minha colaboração.
    tenho 35 anos e parte da minha vida fui de Igreja Evangélica e mesmo afastado acredito em Deus por razões que não sei explicar . Entretanto os textos da Bíblia não revelam um Deus bom e generoso por isso prefiro viver conforme meu próprio julgamento e observando as regras da sociedade pra não ser excluído da mesma.
    Gosto muito de viver, até porque, não levo uma vida tão difícil, mas mesmo assim, vem a mesma pergunta, Por que? pra ser feliz como alguém aqui defendeu. Muito pouco, isso não é propósito concreto, pois já que morremos seria uma felicidade passageira.
    O livre arbítrio existe sim, porém de forma limitada já que vivemos num sistema controlado que nos força a acreditar nas regras do grupo social em que vivemos, certo, errado, bem, mau, bonito, feio... TUDO PONTO DE VISTA, quem se da bem com nossas crenças? Com nossa noção de realidade?
    Por fim, nascemos, crescemos, reproduzimos.... Opa!, estamos colocando mais gente nessa história. Nossos filhos. Por que? Então viver é refazer os caminhos que outros já fizeram e nos reproduzir para que outros continuem a repetir esses caminhos.
    Espero um dia encontrar solução para essa interrogação, mas, não vou sofrer o resto de minha vida buscando resposta, afinal vivemos poucos anos, assim o melhor a fazer é usufruir do pouco tempo que temos. Nunca vi um ET, mas se existem anjos, arcanjos, espíritos, etc. São um raça diferente da nossa e não são daqui o que provaria que não estamos sós no universo.
    Pra finalizar de fato, quero dizer que sinto-me indignado, SOMOS MANIPULADOS POR APROVEITADORES, que querem passar por esta vida vivendo bem E POR FORÇAS QUE NÃO CONHECEMOS, POIS NÃO SABEMOS O PRÓPOSITO DE ESTARMOS VIVOS. Vem a mesma pergunta QUEM GANHA COM NOSSA EXISTÊNCIA?

    ResponderExcluir
  14. 'companheiros, nos vivemos em um certo tempo e espaço, que felizmente, apresenta situações melhores do que aquelas que aviam em todas as outras épocas e eras que a nossa espécie relativamente (sapiente)atravessou e enfrentou,(não devemos generalizar o todo com exceções) parabenizo os que tem uma caracteristica genuinamente HUMANA: a da indagação(e si..., fundamental para a sobrevivência de nossos ancestrais hominídeos cujos ossos estão nas roxas sedimentares), fato representando tanto um certo malefício quanto beneficio, somos as únicas maquinas moleculares em um raio de milhares de anos luz que grasas ao bafo quente dos predadores de nossos ancestrais possuímos esta habilidade(somos produto de sofrimento e competição, e muito me contento em saber que sei ou seja: homo sapiens sapiens que é mais uma denominação social que biológica, pois há pessoas que não tem conciência das implicações daquilo que sabem e não percebem ou não querem perceber que distorcem a realidade quando fazem suposições sobre a mesma para suprir seus desejos, ambições e/ou necessidades pois quem não gostaria de vida eterna, quem não gostaria de uma boa e confortável vida eterna em um local dito paraíso, todos os seres vivos deste planeta possuem uma dinâmica que lhes permite a vida, tudo com o propósito de não perder o jogo, não acabar na barriga do outro, mas com os humanos esta 'dinâmica'é bem particular!? pois há maioria tem a subsistência garantida e uma reprodução de supremacia, mas não enganem-se pois estejam certos de que com ou semsuposições sobre deus, um dia o cosmos infelizmente ira manifestar-se com sua violência descomunal e sem propósito,(pesquisa sobre supernova), não se pois com uma sociedade meritocrática que cresse em escala geométrica e com a morte levando memória e experiência para os túmulos, um tipo de imortalidade é inevitável dando mais uma "arma para as futuras gerações fazer a vida prevalecer e ir ao de um real paraíso. sou Bio, não sou ateu nem acredido em deus, apenas tento tratar sobre aquilo que realmente temos certeza que conhecemos. Desculpe pelo resumo grosseiro e se manifestei alguma opinião bem que gostaria de ser a imagem e semelhança de deus, temos mistério suficiente para dispensar a ficção, gostaria de falar sobre os teóricos da conspiração e de forma mais detalhada sobre a realidade que embriaga mais do que qualquer tipo de vinho, mas tenho um compromisso...ate a próxima, há antes que me esqueça Alexandre estamos vivendo em uma época em que se tem a oportunidade de estudar sobre aquilo que há de mais incrível no univeso: a vida fatosindeleveis@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  15. Bom...
    Cada um tem sua opiniao,pensa como quer..a hora q qr..enfim!
    Só creio q nao devemos colocar Jesus,Deus em nossos pensamentos como se Eles nao existicem!
    Soh q serah mto df achar q tudo começou atravz de uma explosao!
    Todos tem oportunidades iguais.
    ex:Um pessoa q nasceu pobre:
    Pode estudar,trabalhar e crescer na vida.
    Um rico que sempre teve do bom e do melhor:pode perder tudo se nao souber economizar.
    O q eu qro dizer que oportunidade qm faz e nós mesmo.A gora em vz de lamentar pelas coisas q nao tem,pq a pessoa nao corre atras pra ter?
    Dificuldade todo mundo tem,seja ela qual for.
    A religiao ensina a vc se amar primeiro e a teu próximo..pq qm nao ama a si próprio nao ama a Deus.Pois Deus eh amor.
    O que eh Tristeza?
    Sao as coisas q esperam sentada para nao conseguir..pq qm nao busca nao consegue!
    Entao envez de ficar se preocupando como sao as coisas,tenta melhorar o seu interior primeiro!
    Tudo tem uma explicaçao,nada eh por acaso.
    Ateh uma doença nao escolhe pessoa,e isso mostra q somos todos iguais,iremos para um mesmo lugar.
    Pois o tempo de Deus nao eh o nosso tempo.
    E se sofremos hj em dia,alguma coisa aconteceu para q o sofrimento existisse.
    Ame a DEUS e o mais Ele fará!

    ResponderExcluir
  16. Qual é a sua religião afinal?Em que vc crer?

    ResponderExcluir
  17. Veioo pior que e mesmo ,acho que vc deveria ler a biblia

    see é dooiidãoo

    ResponderExcluir
  18. A melhor coisa que poderia ser inventada, Deus criou: UM AMIGO.
    Pergunto: Porque - apesar de toda a inteligência e capacidade de uma máquina - não nos tornamos amigos dela? E porque nosso melhor amigo cão jamais terá o mesmo valor que um verdadeiro amigo humano ? (numa visão não-distorcida, qualquer homem vale mais do que um cão!)
    Respondo: Pelos mesmos motivos de Deus (que nos criou com raciocínio)... A idéia de Deus era visitar uma criação que compartilhasse com Ele as suas idéias... Por isso existimos e raciocinamos!
    Mas infelizmente usamos do nosso raciocínio para nos distanciar cada vez mais Dele... Ainda seguimos o exemplo de Adão, nós ainda não confiamos nos conselhos de quem sabe mais do que nós, e quando procuramos entender, estamos muito envolvidos com nossos próprios conhecimentos, que muitas vezes ofuscam a realidade.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Agradecemos os comentários de todos e, realmente, é muito bom podermos exercitar o pensamento. Entretanto, temos que respeitar a opinião de todos, inclusive dos que discordam de nós. É por isso que aqui permito os comentários de todos, mas ofensas pessoais ou a grupos não são permitidas.

    ResponderExcluir
  21. tem algum email para que eu possa te mandar um livro para que você possa ler, ele mudou o meu jeito de pensar. rafhorie@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Certo Vinícius perguntou se o autor teme a morte e nem o deixou responder. Eu não tenho medo da morte, tenho medo da dor que ela causa (não só em mim).

    ResponderExcluir
  23. É bom ver esse tópico até hoje recebendo comentários, em um pequeno blog sem importância nenhuma, que uso mais para exercitar um pouco a escrita e o pensar, aproveitando alguns amigos que gostam de comentar.

    É só uma pena, que alguns comentários sejam tão fundamentalistas, notadamente pessoas incapazes de tentar ver o ponto de vista dos outros, mesmo que não concordem. Felizmente alguns outros salvam.

    Se eu temo a morte? Temo sim, pois pode ser o fim da minha existência (ainda não recebi provas "concretas" do contrário).

    Se eu acredito em Deus? Acredito sim, mas, como disse no post, provavelmente não é da mesma forma que a maioria.

    ResponderExcluir
  24. Sempre procuramos uma justificativa para a existência de Deus. Mesmo que encontremos qualquer JUSTIFICATIVA (que acredito ser mais um mecanismo de defesa de uma espécie racional), não é o mesmo que dizer que haja evidências de sua existência. A ciência já é capaz de explicar bem o aparecimento do ser humano sem a interferência de um ser superior e, mais que isso, encontra evidências muito fortes (geofísicas, evolutivas, genéticas entre outras) das nossas origens. Acredito que a existência do universo sem interferência divina é um conceito psicologicamente muito desagradável por não haver promessa de nenhum tipo de continuidade da vida ou preservação da alma, maz infelizmente há evidências de que as coisas sejam assim. No entanto, confortante é o fato de pensar que somos donos de nossos atos e plenamente capazes de mudar tudo que consideramos ruim nessa vida e devemos fazer com que ela valha a pena, já que é a única que temos...

    ResponderExcluir